O famoso bolo na chuva


Com mais de sete minutos de duração, arranjo orquestral imponente, letra enigmática e vocais de um ator irlandês, a canção MacArthur Park fez grande sucesso em 1968 e mais ainda em 1978, ao ser regravada por Donna Summer

Um dos maiores sucessos da era disco e também da carreira de Donna Summer, MacArthur Park foi sua primeira canção a ir para o disputadíssimo primeiro lugar das paradas americanas, em 1978. Mas o que nem todo mundo sabe é que MacArthur Park foi escrita e gravada dez anos antes de estourar pelo mundo na voz de Donna.

Composta pelo americano Jimmy Webb em 1967, a faixa foi inicialmente rejeitada pelo grupo The Association. O ator irlandês Richard Harris (o Professor Albus Dumbledore dos dois primeiros filmes da série Harry Potter) tomou a iniciativa de gravá-la, no final daquele mesmo ano. Depois disso, outros artistas também a gravaram com algum sucesso, mas nada comparado ao obtido por Donna Summer em 1978.

Ao compor MacArthur Park, Jimmy Webb não poupou floreios e metáforas exóticas (na mais famosa delas, o amor é comparado a um bolo esquecido na chuva). A imprensa achou esquisitíssimo. O Los Angeles Times, por exemplo, considerou a canção “contraditória” e “maluca”.

Richard Harris e Jimmy Webb em 1968

A inspiração para MacArthur Park surgiu do término do relacionamento entre Webb e Susan Ronstadt (prima da cantora Linda Ronstadt). O Parque MacArthur, situado em Los Angeles, Califórnia, era onde o casal costumava se encontrar para almoçar e namorar. (O nome do parque é uma homenagem ao General Douglas MacArthur, líder militar norte-americano). Na época, meados de 1965, Susan trabalhava para uma companhia de seguros que ficava bem em frente ao parque.

O Parque MacArthur em foto de Claudia Bestor, para o New York Times

A canção, que começa como um poema sobre o amor, passa para o lamento de um amante abandonado. Em uma entrevista, Jimmy explicou que a letra era simbólica e se referia ao fim de uma história de amor. “Essa letra era muito verdadeira para mim, não tinha nada de psicodélico. O bolo era um objeto presente e constante. Era o que eu via no parque, naquelas festinhas de aniversário ao ar livre. Mas as pessoas reagiram de forma negativa. Os intelectuais não deixaram de soltar seu veneno”, afirmou Jimmy ao Los Angeles Times.

Com o famoso trecho “cake out in the rain” (“bolo na chuva”) esta é, sem dúvida, uma das letras mais intrigantes já escritas para uma canção. Muitos anos depois, Jimmy Webb explicou também para a revista britânica de música Q: “É sobre o fim de uma história de amor e a pessoa que canta está usando o bolo e a chuva como metáfora para isso. OK, pode ser bem incomum e até incompreensível, mas escrevi essa canção numa época do final dos anos 1960, quando letras surrealistas estavam na crista da onda”.

Para aqueles que ainda não se convenceram com a explicação, existe ainda outra hipótese. Colin McCourt, funcionário da companhia musical responsável pelo lançamento da música, conta que o diretor da empresa, amigo de Jimmy Webb, explicou a ele o significado da canção — “bolo na chuva” e todo o resto. McCourt contou ao jornal Daily Mail de 2 de abril de 2011: “Jim era apaixonado pela garota que o havia deixado. Meses depois, ouviu que ela ia se casar. Justo no parque. Arrasado, foi ao casamento, mas não queria ser visto. Escondeu-se então no galpão do jardineiro. Enquanto acontecia a cerimônia, começou a chover forte. A visão da chuva, caindo pelo vidro da janela do galpão, fazia parecer que o bolo estava derretendo”.

Edição de julho de 1968 da revista britânica de música NME (New Musical Express), com o artigo “Richard Harris fala sobre Jim Webb”

MacArthur Park foi gravada primeiramente por Richard Harris, depois que o ator encontrou Jimmy Webb em um evento beneficente em Los Angeles, no final de 1967. Webb, ao piano, tinha sido convidado para cuidar da música do evento. Do nada, Richard Harris expressou a ele seu desejo de lançar um disco. Jimmy não tinha levado a história a sério até receber, dias depois, um telegrama de Harris, pedindo a ele que fosse a Londres para dar início ao projeto. Após escutar exaustivamente todas as composições de Webb, o ator selecionou MacArthur Park para sua estreia na música pop.

Conhecido também por seus dotes de cantor, Richard Harris lançou o álbum A Tramp Shining em abril de 1968, no qual MacArthur Park apareceu pela primeira vez. Nos EUA, a canção ficou em segundo lugar na Billboard Hot 100. Na Europa e na Austrália, atingiu o topo das paradas musicais e ainda rendeu a Jimmy Web um Grammy em 1969.

Reedição do álbum A Tramp Shining, em 1978

Sua performance bem teatral da composição realçou a carga dramática da letra. Harris gravara a canção logo depois de estrelar o musical Camelot (1967) no cinema. Sua vasta filmografia inclui clássicos como Os Canhões de Navarone (The Guns of Navarone, 1961), O Grande Motim (Mutiny on the Bounty, 1962), Ver-te-ei no Inferno (The Molly Maguires, 1970), Cromwell (1970), Os Imperdoáveis (Unforgiven, 1992) e vários outros. O ator faleceu em 2002, aos 72 anos.

Avançando uma década após o lançamento de MacArthur Park por Richard Harris, chegamos a 1978. Em agosto daquele ano, Donna Summer lançou uma versão disco de MacArthur Park em um single que vendeu milhões de cópias. (Lembrando que o mundo vivia o auge da febre da disco music).

Donna Summer na capa da revista americana Newsweek (1978)

A faixa alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100 dos EUA na semana de 11 de novembro de 1978, por três semanas, e valeu à Donna sua primeira indicação da cantora ao Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminina na 21ª edição do Grammy.

Os produtores de Donna, Giorgio Moroder e Pete Bellotte, estavam há algum tempo à procura de uma faixa dos anos 1960 que a cantora pudesse regravar com novos arranjos. Como conta o próprio Moroder no artigo Key Tracks: Donna Summer’s “MacArthur Park” (2016), de Nate Patrin: “Lembro que estava dirigindo na Hollywood Freeway e ouvi a música original [a MacArthur Park de Richard Harris] no rádio. Pensei: É isso aí – é a música que estávamos procurando há quase um ano.”

A gravação de Donna Summer de MacArthur Park, incluída como parte da MacArthur Park Suite em seu álbum duplo Live and More (1978), tinha oito minutos e quarenta segundos de duração. A versão mais curta garantiu a Summer seu primeiro hit número 1 na Billboard Hot 100, tornando-se também a última das sete versões de sucesso de composições de Jimmy Webb a alcançar o Top 10 da Billboard Hot 100. A MacArthur Park de Donna Summer foi a única gravação de uma composição de Webb a chegar ao topo da Billboard Hot 100.

Há alguns anos, encontrei em um fórum de discussões uma hipótese curiosa sobre a interessante metáfora do “bolo na chuva”. Na página da amazon.com, um dos clientes escreveu uma crítica sobre o CD The Webb Sessions: 1968-69, na qual comentou:

“(…) Queria dividir com outras pessoas o significado da imagem por trás da letra de MacArthur Park sobre ‘alguém deixou um bolo na chuva’ (‘someone left a cake out in the rain’). Há um filme de época da Disney chamado Meu Querido Carneirinho (So Dear To My Heart, 1948), que se passa no começo do século 20, sobre um garotinho e seu carneirinho que sempre se metia em encrencas. No desenho animado da abertura do filme, que mostra cenas típicas daquela época, vemos um piquenique montado, mas sem pessoas em volta, pois havia começado a chover. O bolo que compunha o cenário do piquenique começa a derreter na chuva, e é meio triste quando você visualiza isso. Depois do trabalho que alguém teve para fazer o bolo, vê-lo todo destruído é uma imagem que remete à desolação. Pode ter sido isso que Jimmy Webb tinha em seu subconsciente quando compôs a famosa frase de sua obra-prima MacArthur Park“.

Trecho da abertura de Meu Querido Carneirinho, com o bolo derretendo na chuva

Jimmy Webb permanece um compositor respeitado e consagrado. Ao longo de sua carreira, teve suas canções gravadas por Glen Campbell, The 5th Dimension, Thelma Houston, The Supremes, Frank Sinatra, Elvis Presley, Isaac Hayes, Art Garfunkel, Linda Ronstadt, R.E.M. e Carly Simon, entre outros.

Poucas músicas foram regravadas por artistas tão diferentes entre si como MacArthur Park, que tem, segundo o site SecondHandSongs, nada menos do que 218 versões, gravadas pelos mais variados cantores, cantoras e grupos, que incluem Waylon Jennings, Tony Bennett, Andy Williams, Long John Baldry, Glen Campbell, Dionne Warwick, Amii Stewart, Diana Ross and The Supremes, Floyd Cramer, Larry Carlton e outros.

Aqui no Brasil, até o “rei” Roberto Carlos cantou MacArthur Park em seu show no Canecão, Rio de Janeiro, durante sua temporada de apresentações em 1975.

Em 2017, Jimmy Webb publicou sua autobiografia The Cake and the Rain: A Memoir [O bolo e a chuva: memórias]. Ele continua a se apresentar pelos EUA e outros países afora. Em 2024, MacArthur Park fez parte da trilha sonora do filme Os Fantasmas Ainda se Divertem (Beetlejuice Beetlejuice, 2024), de Tim Burton.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

QUEM SOU EU

Daniel Couri, formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília, fã de cultura pop e autor dos livros Made in Suécia – O Paraíso Pop do ABBA (Página Nova, 2008) e Mamma Mia! (Panda Books, 2011). 

danielcouri@obscuradoria.com.br

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x